top of page
Âncora 1

Outro importante personagem das garrafas de areia colorida em Majorlândia é Nilberto, irmão de Alberto. 

Inserir um título (11).png

Muito generosamente, Nilberto senta à mesa de trabalho do irmão, pega uma taça de vinho e começa a preencher com areia colorida para nós vermos.

7 FAZENDO GARRAFA DE AREA AO VIVO EDITADA.jpg

Enquanto ele vai montando, colocando cor sobre cor, forma sobre forma, ele divaga com a gente sobre o que espera do futuro desse artesanato.

Âncora 2

Eu tenho prazer em fazer essa arte. Apesar de que a gente tentou passar essa prática para as gerações que vêm aí, mas a garotada não está muito interessada, não. Precisa de um incentivo diferenciado para fazer as pessoas gostarem de novo.

Artesão Nilberto de Freitas

FOTO NILBERTO OFICIAL.jpg
Âncora 3

O que eles pensam do futuro do artesanato de areia?

COSMA PERFIL.JPG.jpg

Cosma de Freitas

A única mulher que faz isso aqui sou eu. Não tem nenhuma mulher aqui que se interesse em fazer esse trabalho. Igual ao labirinto: tinha muita mulher, mas muitas já morreram e as novas não querem, não.

A SEU ZEZIM OFICIAL.JPG.jpg

Edgar de Freitas

Houve ocasiões em que a gente reuniu grupos de crianças e ensinou tudo sobre a arte. Elas aprenderam, mas depois seguiram a vida dela e não continuaram. A gente fica com medo que essa arte vá morrer, mas a gente tem esperança.

DEDÉ OFICIAL.JPG.jpg

Alberto de Freitas

As garrafas de areia colorida deveriam ser tombadas como patrimônio do Ceará. Os artistas deveriam ser mais valorizados. O sonho do artesão é ver sua arte em destaque. E o sonho dos artesãos de garrafas de areia colorida é ver os artesãos em destaque.

FOTO NILBERTO OFICIAL.jpg

Nilberto de Freitas

Se tivesse um pouco mais de apoio governamental, né? Assim… um incentivo à cultura. Se a gente não começar na base mesmo, com as crianças, fica difícil, porque depois que a criança passa a se interessar por outra coisa, para voltar ao artesanato é difícil.

Âncora 4

Ouça agora o podcast Um Grão de Areia

Neste episódio, iremos conversar sobre futuro, a próxima geração, quais os maiores medos dos artesãos e muito mais. 

Podcast Um Grão de AreiaArtist Name
00:00 / 15:12
Âncora 5
FOTO MAITHE.JPG.jpg

Talvez o futuro estivesse logo ali naquela varanda, representado pelo sorriso e a espontaneidade de Maythe Freitas, filha de Alberto. Com 9 anos de idade, Maythe já monta suas garrafinhas de areia colorida e tem muito orgulho do pai.

IMG_4389_edited.jpg

Eu boto uma areia em cima da outra. Eu acho divertido, ajuda a passar o tempo. E é legal

Artesã Maythe Freitas

Âncora 6
FOTO PRAIA 3 EDITADA.jpg

Simples assim. E talvez as coisas sejam simples mesmo, como um grão de areia numa praia do Ceará. Talvez nós sejamos apenas um grão numa grande praia que é o Universo. Simples. Insignificantes, até. Muito pequenos, mas únicos. Porém, somos coloridos. E unidos, somos mais bonitos. Tão bonito quanto uma garrafa de areia colorida.

Âncora 7

Somos apenas um grão de areia solto no vento do Universo.

Âncora 8

E você? Quer fazer parte dessa praia? No jogo abaixo você pode usar sua criatividade e colorir sua própria garrafinha!

Jogo desenvolvido na plaforma Construct 3, por Nathally Kimberly

coloring game.png
Âncora 9

Nosso passeio pelo universo dos grãos de areia termina aqui. Mas, eu te convido a conhecer os componentes da equipe, além de conferir um pouco dos bastidores desse projeto.

Obrigado por ter acompanhado até aqui. 

Âncora 10
bottom of page